Sistema de micro e minigeração distribuída supera 40 GW de potência instalada

Dados do painel interativo da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revelam que a micro e minigeração distribuída (MMGD) ultrapassou em junho a marca de 40 gigawatts (GW) de potência instalada entre usinas de micro e pequeno porte instaladas por iniciativa de famílias, comércios, fazendas, entre outros.

Até 31 de maio, o Brasil contava com 3,59 milhões de sistemas conectados à rede de distribuição de energia elétrica. Esse potencial beneficia 5,4 milhões de consumidores que recebem créditos para usar nos momentos em que não estão gerando, por meio do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE). 

Os consumidores residenciais respondem por aproximadamente 80% das usinas em operação (2,9 milhões), o comércio representa 10% das usinas (358,22 mil), e a classe rural responde por 8,57% das usinas em operação (307,59 mil).

Apenas em 2025, foram instalados até maio 356 mil sistemas de MMGD, que acrescentaram 3,8 GW à oferta desses sistemas para a rede elétrica. Aproximadamente 532 mil consumidores passaram a obter créditos pela geração de energia nesses novos sistemas.

O Monitoramento de Energia e Geração da Vetorlog possui uma plataforma que permite monitorar dados via web de geração e consumo de energia, com foco no SCDE (Sistema de Contabilização de Geração e Consumo de Energia) e outras métricas essenciais. Fale com nossos analistas comerciais e não fique na incerteza da contabilização da sua geração.