O que é e como fazer a Gestão de Efluentes Industriais

O tratamento de efluentes industriais é crucial para a preservação ambiental e a sustentabilidade das empresas. A legislação brasileira, como a Resolução CONAMA nº 430/2011, define padrões rigorosos para o descarte de água e efluentes, impondo multas e penalidades para empresas que não estejam em conformidade.

Como funciona a Gestão de Efluentes

Geração: Análise da quantidade e tipo de efluentes, buscando reduzir sua produção.

Coleta e Transporte: Deslocamento eficiente e compatível com as características dos efluentes.

Tratamento e Transformação: Aplicação de tratamento adequado e transformação em produtos úteis, quando possível.

Eliminação: Devolução do efluente tratado para os mananciais ou descarte em locais adequados.

A gestão adequada de efluentes contribui com a preservação ambiental, proteção do ecossistema local e é decisiva para a sustentabilidade. Também gera a redução de custos, gerando economia e evitando desperdícios. Além disso, melhora a imagem da empresa, fortalecendo a marca como ambientalmente responsável.

Solução da Vetorlog para a Gestão Efluentes

A nossa solução garante monitoramento telemétrico da eficiência da estação de tratamento de efluentes, das vazões de entrada e saída da ETE e da qualidade do efluente, além de indicadores de sustentabilidade. Damos suporte no atendimento às condicionantes ambientais e de outorga hídrica e ainda oferecemos indicadores estratégicos de gestão, sistemas de alertas de ultrapassagem de metas e parâmetros críticos.

O tratamento de efluentes é uma responsabilidade fundamental para as empresas. Ao seguir as melhores práticas e a legislação vigente, é possível garantir a preservação ambiental, a sustentabilidade e evitar multas e penalidades.