Dicas de sustentabilidade: como otimizar o consumo hídrico nas empresas

Você sabia que, segundo a ANA (Agência Nacional de Águas), a demanda por água, até 2030, vai crescer em 30%? E para evitar crises hídricas daqui alguns anos, órgãos públicos e empresas devem fazer sua parte hoje, buscando soluções para o desperdício. Você sabe como otimizar o consumo hídrico na sua empresa? Nós te damos algumas dicas!

O primeiro passo para acabar com o desperdício é identificar vazamentos. Uma torneira pingando é causa de 20 a 45 litros de água desperdiçados, por dia. Verificar torneiras danificadas e a existência de manchas de infiltração, e estar sempre de olho no hidrômetro são ações simples, mas eficientes. E então, se necessário, promova reformas nos banheiros e troque as peças pelas mais atuais e mais econômicas.

Você também pode utilizar água de fontes alternativas. Instalar um sistema de captação de água da chuva, por exemplo, é relativamente barato e ainda reduz sua conta. Você pode reaproveitá-la nas descargas dos vasos sanitários, no abastecimento de fontes e espelhos d’água, irrigação de jardins, limpeza de áreas externas e, até mesmo, na reserva para uso emergencial em caso de incêndios.

Utilizar sistemas de monitoramento ajuda a identificar quais atividades da empresa estão consumindo recursos hídricos excessivamente e como diminuir esse consumo, por meio de um bom planejamento. Investir em estações de tratamento de efluentes evita impactos negativos ao meio ambiente e ajuda a melhorar a qualidade da água.

A melhor forma de fazer tudo isso sem se preocupar é investir em uma boa gestão de recursos hídricos. A Vetorlog oferece essa solução! Ela é destinada a: 

• Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH);

• Usinas Hidrelétricas de Energia (UHE);

• Empresas prestadoras de serviços relacionados à hidrologia;

• Mineradoras;

• Órgãos Ambientais;

• Empresas de Saneamento;

• Produtores rurais.

Para prestar esse serviço a sua instituição, nós contamos com tecnologia da VBOX, estação hidrométrica desenvolvida pela própria Vetorlog. Com ela, você tem comunicação por satélite geoestacionário, garantindo estabilidade na transmissão dos dados hidrológicos; possibilidade de customização; acompanhamento técnico por equipe especializada; e possibilidade de adequação de estações existentes.

Desse modo, você diminui o desperdício e aumenta a qualidade da água! Faça sua parte, como empresa, e entre em contato conosco. Garanta uma Gestão de Recursos Hídricos de qualidade!