Brasil sediará a 15ª Reunião Ministerial de Energia Limpa

O Brasil foi o país escolhido para sediar a 15ª Reunião Ministerial de Energia Limpa (Clean Energy Ministerial – CEM) e a 9ª Reunião Ministerial da Missão Inovação (Mission Innovation – MI), em 2014. Esta oportunidade é única e muito importante, pois é um reconhecimento do trabalho do nosso país nesta área.

No mesmo ano, o Brasil exercerá a presidência do G20, grupo das principais economias do mundo, e vinculará os dois eventos à Reunião Ministerial de Energia do agrupamento.

A CEM e a MI são plataformas multilaterais que reúnem países em desenvolvimento e desenvolvidos, além de organizações internacionais e empresas, com o objetivo de acelerar a transição para as energias limpas ao redor do mundo. Os projetos de colaboração internacional desenvolvidos pelas plataformas buscam estimular pesquisa e inovação, assim como aspectos vinculados à comercialização de tecnologias de energia limpa em larga escala.

O Brasil é membro fundador dessas plataformas e co-lidera iniciativas de alto perfil na CEM, como linhas de trabalho voltadas à modernização dos sistemas elétricos e a Plataforma para o Biofuturo, projeto multilateral dedicado a ampliar a utilização da bioenergia e promover a bioeconomia sustentável em todo o mundo.

Os encontros serão realizados na cidade de Foz de Iguaçu (PR), no campus de Itaipu Binacional, usina hidrelétrica líder mundial em geração de energia limpa.

Fonte: Ministério de Minas e Energia