ESG – Divulgação de Serviços Vetorlog

Primeiramente, devemos entender, o que é ESG?

ESG é uma sigla da língua inglesa que significa “Environmental, Social and Governance”, que traduzido para o português significa “Ambiental, Social e Governança Corporativa”.

O ESG é uma ferramenta para medir as práticas de uma empresa em relação ao meio ambiente. Criado em 2004, em uma publicação do Pacto Global com o Banco Mundial com a frase “Who Cares Wins”, o ESG tem como princípio os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que foi estabelecido pelo Pacto Global envolvendo a ONU. Mas afinal, por que um ESG é tão importante e benéfico para uma empresa?

Adotar um ESG promove 3 fatores principais que mais atraem os empreendimentos para este conceito, sendo eles:

  1. Lucratividade

Ao implantar um ESG, a empresa inteira é analisada, incluindo suas operações e demais processos internos, tendo como finalidade adotar uma maior eficiência, permitindo a redução de custos em determinadas operações e lucro com maior produtividade, melhorando a economia do negócio.

  1. Valorização da imagem da empresa

Com mudanças climáticas e impactos ambientais nos afetando cada vez mais, o meio ambiente tem se tornado uma das prioridades mundiais. Portanto, ao adotar um ESG a empresa ganha um destaque e diferencial no mercado, fazendo com que investidores e clientes tenham muito mais interesse em empresas comprometidas com práticas ambientais.

  1. Redução de riscos

Com um ESG implementado, os riscos de causar danos ao meio ambiente são reduzidos, trazendo assim maior segurança no âmbito jurídico e legal, evitando multas causadas por dano ao meio ambiente ou demais prejuízos legais.

Mas como implantar um ESG em minha empresa?

Primeiramente, é preciso garantir que todos os critérios de um ESG sejam bem compreendidos, e principalmente como eles vão se aplicar na empresa. Tendo isso definido, o próximo passo é realizar uma reunião na empresa para definir um conselho responsável pelo ESG, e pontos principais, como:

  • Que práticas serão adotadas?
  • Que processos serão alterados?
  • Como ela aplicará isso ao código da empresa?
  • Conscientização dos colaboradores, e demais pontos.

Por ser uma implementação complexa, é sempre ideal garantir uma diversidade no conselho, para garantir diferentes pontos de vista e que nenhum princípio será esquecido. Se necessário, contrate um funcionário da área ambiental para auxiliar o processo e garantir que sua empresa esteja verdadeiramente comprometida com o meio ambiente. 

Investir nessas práticas ambientais não se trata somente sobre preservar a natureza, mas garantir que todas as gerações futuras tenham direito de viver em um mundo livre de impactos gerados por nós. E você, conhecia o ESG?