O papel da Gestão dos Recursos Hídricos para a indústria.

Com a publicação da PNRH (Política Nacional de Recursos Hídricos), a água passou a ser tratada como um bem público, que não pode ser privatizado, com o intuito de garantir a disponibilidade dela para as atuais e futuras gerações.

Com esse breve histórico, temos consciência de que a água é um recurso fundamental e que deve ser bem conservado, não somente pela sustentabilidade, mas porque um bom gerenciamento pode garantir inúmeros benefícios para o empreendimento industrial. É aí onde entra a Gestão de Recursos Hídricos, sistema aplicado para gerenciar os recursos hídricos e otimizar operações e critérios na indústria. Mas afinal, como a Gestão de Recursos Hídricos impacta a indústria?

Apesar do Brasil ser um dos países com maior quantidade de recursos hídricos, ele não é bem distribuído pelo país, e com crises climáticas e o consumo massivo da água, muitas companhias têm que lidar com a falta ou racionamento de água, e se não lidam ainda, estão começando a se preocupar com o futuro dela. 

Só no Brasil, 10% de toda a água captada para uso é consumida pelo setor industrial. Já mundialmente, esse número sobe para 22%, comprovando que é necessário uma gestão bem feita para garantir que esse recurso seja duradouro e bem aproveitado. (Fontes: Site Portal da Indústria; Site Mundo Educação Uol)

 A Gestão de Recursos Hídricos é fundamental para a sustentabilidade da empresa, porém também é para a economia. Ter um sistema desse cunho no seu empreendimento garante benefícios como:

  • Redução de gastos

Ao implantar esse sistema, o monitoramento e controle do recurso garante redução de desperdício de água, possibilitando uma redução de custos ao receber as contas, além de economizar a água em si.

  • Otimização Hídrica

A gestão garante uma otimização de consumo e gasto hídrico, permitindo uma eficiência hídrica do empreendimento.

  • Autossuficiência

Existem diferentes métodos de implantação de uma Gestão de Recursos Hídricos, algumas delas permitem o abastecimento independente da companhia, garantindo uma autossuficiência.

  • Melhor imagem da empresa 

Com uma atualidade focada nas melhores práticas do ESG (Ambiental, Social, e Governança Corporativa), os investidores estão muito mais interessados em empresas comprometidas com sustentabilidade, portanto investir em um plano assim atrai possíveis investidores e clientes.

Você conhece ou sabia da existência da Gestão de Recursos Hídricos? Entre em contato com a Vetorlog! Somos uma empresa especialista em medições de energia e recursos hídricos, com profissionais há anos no mercado de trabalho e prontos para te auxiliar a otimizar seus serviços.