Como aplicar a telemetria de energia em empresas e indústrias

A telemetria permite a medição remota de energia elétrica das suas operações. Ela é um dos principais processos para digitalizar o setor elétrico, porém serve também para monitoramento de uso de água e gás.
Essa medição é feita pela distribuidora, a fim de fornecer e faturar os dados de consumo de energia. Tais dados, como de energia ativa, reativa, fator de potência, são apontados e registrados por medidores de energia, em intervalos de 15 em 15 minutos que vão para uma memória de massa. 

É a solução ideal para empresas que desejam gerir, com autonomia e segurança, dados de energia elétrica. 

Benefícios

• Melhorar a gestão das perdas na rede de distribuição;

• Reduz os custos operacionais, por meio da telemetria dos dados;

• Aumentar a segurança e a produtividade dos funcionários sem a necessidade de coletas manuais;

• Integração com o sistema de faturamento;

• Disponibiliza arquivo para geração automática de fatura;

• Emissão de alertas de não conformidades.

• Melhoria da relação comercial – disponibilização de dados para seus consumidores.

Implantando a telemetria o usuário realiza um processo de discretização do dado de energia, tornando-o menos complexo. Ele deixa  de  enxergá-lo em uma pequena tela de um medidor, ou apenas em números de uma fatura de energia elétrica, e passa a visualizar os dados em dashboards e relatórios. 

A telemetria de energia auxilia para que tudo isso esteja numa base de dados, de forma automática, garantindo um acompanhamento instantâneo e fácil, dando oportunidade para que o usuário enxergue esse dado até pela tela do seu smartphone e promova ações que vão não só economizar tempo, como abrir possibilidades para economia de custos. 

Quer implantar a telemetria na sua empresa? Entre em contato conosco.