Empresa israelense usa água e ar para armazenar energia

Em Israel, os moradores começaram a usar uma tática para armazenar energia produzida em sistema de captação eólica e solar. O que é produzido em excesso ao longo do dia aciona um sistema em que  a água é usada para condensar a, em tanques subterrâneos. Após o entardecer, esse ar é liberado para alimentar uma turbina e gerar eletricidade. 

Essa nova tecnologia permite o armazenamento de energia na parte da noite de forma barata o que vai de encontro à necessidade atual de desenvolver sistemas de combustíveis poluentes.

De acordo com a empresa que desenvolveu o sistema, Augwind Energy, a tecnologia não necessita de muito espaço como plataformas que trabalham com ar condensado. O produto utiliza-se de um tanque de aço revestido de um polímero especial  que pode ser colocado diretamente junto da fonte de energia.

A tecnologia chega a uma eficiência de aproximadamente 80% e não degrada com o tempo e o preço está no mesmo nível das baterias de íon de lítio, cerca de 250 dólares por quilowatt-hora.

Fonte: G1