O que é energia maremotriz?

A energia maremotriz é a energia que advém das marés. É uma fonte renovável e limpa, obtida através das altas e das baixas das marés e das correntes marítimas.  A geração acontece porque as águas oscilam por conta da força gravitacional exercida pela lua e pelo sol no planeta Terra. Isso causa variação diária do nível do oceano. 

Essa movimentação é captada em unidades geradoras de energia construídas em barragens e quando a maré sobe a água é armazenada em diques. Quando a maré baixa a água é devolvida para o mar passando por uma turbina entrando em movimento e dessa forma gerando a energia elétrica. 

Outra forma de obtenção de energia maremotriz é pelo aproveitamento das correntes marítimas. São instaladas turbinas no fundo do mar que transformam a força dessas correntes em energia por meio de um gerador. 

Os impactos ambientais dessa forma de obtenção de energia são pequenos, porém não nulos. A construção das barragens pode gerar modificações na fauna e na flora do local. Os impactos, no entanto, ainda são menores que os da construção de usinas hidrelétricas. 

Durante sua produção a energia maremotriz, não libera gases poluentes. Essa fonte limpa também é inesgotável. Outra vantagem, é que diferentemente de outras formas de obtenção, a maremotriz não depende do clima para render, gerando energia no em todas as épocas do ano.

Existe um desafio geográfico para a instalação das redes de obtenção de energia. É necessário que o desnível das marés seja maior do que 5 a 7 metros.  O investimento para a construção da rede de captação também é caro.

Fonte: Esfera Energia