Venda de carros elétricos bate recorde em 2021 no Brasil

No primeiro semestre deste ano a venda de veículos eletrificados bateu recorde. Foram registrados 20 mil emplacamentos de elétricos, número que iguala o mesmo registrado ao longo de todo o ano passado. A expectativa é que o setor ultrapasse 30 mil carros vendidos em 2021.

Atualmente, o Brasil possui 60 mil elétricos em circulação. Das vendas realizadas no primeiro semestre deste ano, a maioria foi de modelos híbridos que apesar de ainda usar combustão, polui menos que veículos comuns. 

Futuro

Estão sendo discutidas no Senado Federal possíveis mudanças na legislação de trânsito para estimular a compra de veículos elétricos. A proposta ajudaria a superar barreiras legais e tributárias para a maior inserção dos ultracompactos elétricos no mercado. Esse tipo de modelo se assemelha a cabine fechada e capacidade para apenas duas pessoas.

Atualmente os eletrificados correspondem a 1,4% das vendas de automóveis no país. Em países como Alemanha e China a porcentagem chega a 28% e 30%, respectivamente. Os senadores que defendem a proposta acreditam que é preciso discutir medidas que sirvam como solução aos altos preços das gasolina e que apontem para o futuro da mobilidade.

Fontes: Agência Brasil e Agência Senado