Como é o consumo de energia no Brasil?

O Brasil é um país continental dividido em cinco regiões e com diversas indústrias instaladas ao longo de seu território. Mas, como é divido o consumo de energia residencial pelo país?

Por região  

De acordo com dados publicados pela Empresa de Pesquisa Energética, o consumo na região Norte é de 167,6 kWh/mês. Acre e Pará são os estados mais consumidores. O consumo per capita é de ​​1.793 kWh/hab.

Na região Nordeste, o consumo registrado é de 125,2 kWh/mês, com destaque para Maranhão e Bahia. O consumo per capita da região é de 1.465 kWh/hab.

No centro-oeste, o consumo é de 187,4 kWh/mês, os estados mais consumidores são Distrito Federal e Mato Grosso. O consumo per capita ficou em 2.357 kWh/hab. 

Os estados do sudeste registram um consumo de 172,9 kWh/mês, com destaque para Rio de Janeiro e São Paulo. O consumo per capita do sudeste é de 2.698 kWh/hab.

No sul do país, o consumo registrado é de 181,6 kWh/mês. Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os maiores consumidores. O consumo per capita é de 2.960 kWh/hab.

Apesar de ser apenas a terceira no número populacional, a região sul tem o maior consumo per capita. Isso se dá pela alta concentração da indústria eletrointensiva.