Por que testar o grupo gerador na área da saúde é importante?

 

A garantia que o grupo gerador de emergência (backup) irá entrar e atender à carga efetiva da unidade hospitalar numa falha da rede concessionária é fundamental para mitigar riscos operacionais, com extensões que podem ser intangíveis. Se os geradores de backup não forem capazes de entrar em poucos segundos e absorver as cargas críticas e essenciais, a segurança dos pacientes estará ameaçada. Quem garante que em qualquer intervenção, mesmo que preventiva, não há um erro e consequentemente uma falha que só poderá ser descoberta com a carga?

 

Para certificar que o gerador não deverá ter problema quando acionado, o teste feito com banco de carga é o método mais flexível para validar sistemas críticos de energia. Os testes com bancos de carga fornecem uma carga constante, sustentável e controlável para simular diversas situações de cargas. Com ele é possível detectar possíveis problemas, e tudo isso em um ambiente seguro e controlado, sem precisar utilizar a carga principal como fonte de testes, e assim evitando colocar em risco todo sistema operacional do hospital ou da unidade de saúde. 

 

Recomenda-se testar as instalações mensalmente de forma a garantir que seu sistema de energia de backup funcione da maneira correta e segura. Logicamente, deve-se manter a rotina de checagem semanal do grupo gerador conforme as instruções de cada fabricante. Com bancos de carga reativos e resistivos, é possível testar com precisão os geradores de backup das unidades de saúde e os quadros de distribuição conforme as especificações da placa de identificação. Todos estes testes devem ser feitos com acompanhamento de técnicos capacitados para garantir os resultados precisos. Projetado para simular cargas e dispositivos eletromagnéticos em um sistema de energia, bem como todos os equipamentos, os bancos de carga resistivos/reativos permitem validar a condição e a saída dos geradores, UPS, baterias, transformadores e relés com um dispositivo único.