Como economizar energia dentro da sua empresa?

A conscientização é o que irá garantir o uso de energia elétrica no futuro. Nesse contexto, economizar energia na empresa passa a ser um dos maiores desafios para qualquer empresário, mas jamais se delimita a ele, pois deve ser um propósito de equipe.

 

Confira algumas dicas para estabelecer um plano de contenção:

 

🔄 Troque aparelhos e equipamentos ultrapassados

Os aparelhos mais antigos ou que não passam por manutenção há muito tempo podem ser um dos grandes vilões no consumo de energia! Troque-os por equipamentos mais modernos, pois geralmente são produzidos para serem eficientes e econômicos. Tenha o cuidado também de realizar a manutenção de todos os aparelhos.

 

🛠 Manutenções na instalação elétrica em dia

Manutenções são importantes para saber se está tudo em ordem com a sua instalação elétrica. Pode ser que durante uma manutenção você descubra a necessidade e a urgência de uma reforma elétrica. Problemas na instalação podem gerar despesas. 

 

Preste atenção no planejamento da sua instalação elétrica. É importante o uso de tomadas específicas para casos de equipamentos de alta potência. Se isso não ocorre, o aparelho pode não trabalhar da forma correta, além de, muitas vezes, gastar mais energia.

 

🔌 Aparelhos em stand by

Aparelhos que possuem o modo de espera podem causar um aumento significativo na conta de luz. Podem consumir 20% a mais de energia, aumentando as chances de ver diferença na conta de luz. 

 

⚪ Ambiente com cores claras

Pode ser muito difícil eliminar totalmente o uso de lâmpadas, mas pintar os ambientes com cores claras refletem e espalham melhor a luz.

 

Ações pequenas como essas podem fazer uma grande diferença quando chega sua fatura!

Juntamente com estas ações, é de suma importância ter um sistema de gestão de energia dentro da empresa, tanto para conferir a eficácia das ações e também identificar novas ações de redução.

 

O Econometer é um software especializado em gestão de energia. Com ele você possui acesso aos dados de todas as grandezas elétricas em tempo real, além de relatórios com os mais variados indicativos e metas para redução de consumo. 

Além da plataforma web, você tem acesso a todos estes dados na palma de sua mão, através de nosso aplicativo de celular.