O que é um analisador de energia?

Data: 01/07/2020 - 13:59

 

Um analisador de energia é usado para medir o fluxo de potência (W) em um sistema elétrico. Isto se refere à taxa de transferência elétrica entre uma fonte de energia e um dissipador. 

 

Para se medir a qualidade da energia elétrica, o analisador de energia é um equipamento essencial. Esse acessório é usado por técnicos especializados e eletricistas que prestam serviços em residências, comércios, indústrias, escolas, hospitais, entre outros estabelecimentos que necessitam de um controle mais rígido sobre a qualidade da energia elétrica. 

 

O principal diferencial de um analisador de energia é sua capacidade de analisar os parâmetros de energia elétrica, ou seja, medir a qualidade do abastecimento, intensidade e também eventuais falhas que possam colocar em risco o fornecimento no local. O dispositivo também permite captar os eventos de tensão e gerar relatórios precisos sobre a situação, assim como registrar e armazenar dados por longos períodos. 

 

Outro ponto diferencial para medir a qualidade de energia elétrica com um analisador é a capacidade de monitorar as necessidades da rede que abastece o local e, com isso, apontar eventuais medidas para ajustar falhas.

 

Os analisadores de energia podem conter acessórios variados de acordo com o fabricante, porém a maioria conta com os seguintes complementos ao equipamento principal: