Manutenção nos quadros de energia: como funciona?

 

Tão importante quanto cuidar de outros setores da empresa, a manutenção nos quadros de energia é fundamental para manter a sua indústria funcionando, prevenir problemas futuros e até mesmo evitar prejuízos financeiros. Acontece que muitas indústrias acabam por negligenciar as paradas de manutenção, correndo sérios riscos de ter a sua produção prejudicada diante de uma falha elétrica ou interrupção do fornecimento de energia. 

 

Muito além de evitar prejuízos financeiros, existem uma série de benefícios adquiridos por trás da manutenção preventiva nos equipamentos responsáveis por fornecer energia para o seu negócio. O contato ininterrupto dos componentes com as cargas elétricas podem provocar o desgaste das peças, que acabam por ocasionar falhas nos equipamentos e no fornecimento de energia. Com a manutenção correta, você garante que essas peças sejam substituídas, sem que seja realizar um reparo de emergência. 

 

O desgaste dos componentes dos quadros de energia geralmente sofrem danos súbitos sem aviso prévio. Um simples terminal elétrico que poderia ser facilmente substituído ou reparado de forma programada, pode parar toda a operação do quadro de energia e o fornecimento de energia. Outro benefício está justamente em um dos pontos mais importantes para comércios e indústrias: a economia de energia. Cabos e/ou barramentos de energia folgados, por exemplo, podem aumentar o gasto de energia elétrica, tornando o custo do reparo maior de o normal. Mais segurança nas operações Além dos benefícios já citados, a manutenção em dia também é capaz de prevenir acidentes, uma vez que na falta de manutenção do quadro, há a possibilidade de causar curtos e até choques elétricos, aumento de temperatura e até mesmo início de incêndios.