Consumo no mercado livre de energia tem primeiro sinal de alta, diz CCEE

Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, o consumo nas duas primeiras semanas de julho apresentou alta de 1,2%, ante igual período de 2019 O mercado livre de energia, ambiente no qual estão as grandes indústrias do país e que serve de indicador da temperatura da economia brasileira, registrou, em julho, o primeiro sinal de aumento de consumo desde o início das medidas de isolamento social para combate à pandemia de COVID-19. De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o consumo no ambiente livre nas duas primeiras semanas de julho apresentou alta de 1,2%, ante igual período de 2019.

Na mesma comparação, no mercado regulado, segmento atendido pelas distribuidoras, houve retração de 3,6%. Com isso, o consumo total de energia no Brasil recuou 2,1% nos primeiros 15 dias de julho, ante igual período do ano passado.

Segundo a CCEE, para efeitos de comparação, em abril, mês em que houve a maior queda do consumo, a retração chegou a 12,1% no Sistema Interligado Nacional (SIN), com diminuição de 11,5% no mercado regulado e de 13,6%, no livre.

Na última semana, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) já havia observado uma “discreta melhora” em julho. A estimativa atual do órgão é que o mês de julho feche com uma alta de 0,2% na carga, na comparação com igual período de 2019.

Fonte: Valor Econômico