5 equipamentos que mais consomem energia elétrica na empresa

Cada vez mais a energia se torna um fator prioritário no planejamento financeiro de uma empresa. A energia elétrica é essencial para operar quase todos os tipos de negócios existentes. Sem ela, é impossível manter máquinas funcionando. Essa demanda gera custos. No entanto, embora os gastos sejam obrigatórios, isso não significa que você tenha que desperdiçar dinheiro com contas de energia. Veja a seguir quais são os equipamentos mais comuns e que mais consomem energia elétrica dentro de uma empresa:

1. Sistemas de refrigeração
Os sistemas de refrigeração foram criados em meados do século 20, e rapidamente se tornaram populares em ambientes corporativos, como escritórios. No entanto, quem pensa que o sistema de refrigeração é limitado ao ar condicionado está errado. Também está relacionado aos aquecedores e congeladores, assim como refrigeradores de matérias primas, de produtos perecíveis e câmaras frigoríficas. Esses sistemas são utilizados em mercados, indústrias e qualquer empreendimento que precise manter os ambientes climatizados para maior conforto dos clientes, como hotéis.

2. Sistema de iluminação
Logo que a lâmpada incandescente foi inventada, foi largamente utilizada em espaços públicos e privados. Dominou o mercado das luminárias por quase um século, até surgirem as lâmpadas fluorescentes e LEDs — essa última mais recentemente. A iluminação é uma estratégia utilizada nos mais diversos tipos de negócios, ainda que de forma diferente.

3. Caldeiras
As caldeiras são elementos utilizados nos mais diferentes tipos de indústria, mas elas são mais comuns nas metalúrgicas, indústrias de papéis, alimentos, onde o calor das caldeiras é usado para preparar e dar forma ao aço, de forma que possa ser utilizado na construção civil, fabricação de peças e materiais nos mais diferentes tipos de ambientes, como hospitais, oficinas mecânicas, entre outros. Dessa forma, quanto maior a eficiência da caldeira, mais calor ela conseguirá gerar com menos energia, o que é bom para a produção de peças de qualidade.

4. Equipamentos hospitalares
Hospitais são empreendimentos que precisam constantemente da energia elétrica para manter o seu funcionamento, especialmente por conta das operações que ocorrem neles, que vão desde exames importantes até cirurgias, além da manutenção de aparelhos ligados durante a maior parte do dia. Ao comprar cada equipamento do sistema de climatização, por exemplo, e aqui podemos citar as centrais de água gelada ou até mesmo geradores de emergência, é importante verificar qual a taxa de consumo e questionar junto ao vendedor quais são as alternativas para que o consumo não seja tão alto, sem que para isso os pacientes sejam prejudicados, evidentemente.

5. Máquinas industriais
As indústrias necessitam de muita energia para manter todos os seus equipamentos funcionando. Algumas precisam de mais energia que as outras, como é o caso da indústria automobilística, considerada por diversos estudos como a que mais consome entre os exemplos pesquisados. Os grandes motores, chillers, compressores, inversores, fornos entre outros, são grandes vilões do consumo de energia na indústria. Algumas estratégias podem e devem ser adotadas para mitigar esse alto consumo, como iluminação zenital, que reduz a necessidade da artificial, além de manter sempre equipamentos modernos na fábrica, pois eles tendem a consumir menos energia.