Dicas práticas para empresas adotarem uma gestão hídrica eficiente

O Brasil possui mais de 12% da cobertura de água potável do mundo, o que equivale a mais de 50% dos recursos hídricos em toda a América do Sul. O relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, publicado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), revela que a retirada total de água estimada no Brasil, em 2022, foi de 2.035,2 m³/s ou 64,18 trilhões de litros no ano.

Os setores que mais utilizaram água no mesmo período foram a irrigação (50,5%), o abastecimento urbano (23,9%) e a indústria (9,4%). Completam o quadro hídrico o uso animal (8%), as termelétricas (5%), o abastecimento rural (1,6%) e a mineração (1,6%).

A água está presente nos mais diversos setores da indústria, desde a matéria-prima e reagente na fabricação de diversos produtos, na lavagem de equipamentos e materiais industriais, até a irrigação de áreas verdes. Por isso, a gestão adequada deste recurso é fundamental.

Como implantar uma boa gestão hídrica

Um dos primeiros passos deve ser o estabelecimento de uma cultura empresarial orientada para a sustentabilidade, em conjunto de práticas de incentivo de conscientização dos funcionários. O investimento em sistemas de monitoramento também é essencial. Medidores de fluxo de água e de pressão ajudam a identificar possíveis vazamentos e contribuem com o planejamento estratégico e para diminuir o consumo dos recursos hídricos.

O investimento em estações de tratamento de água é fundamental. Cada tipo de efluente requer um método específico de tratamento para ser destinado de forma adequada. A opção de tratamento offsite elimina a necessidade de investir nesse tipo de infraestrutura e reduz gastos, além de tornar a atividade de tratamento de destinação mais ágil.

Também é necessário investir em equipamentos que evitam o desperdício, além de instalar tecnologias que auxiliam na redução do consumo e deixar a manutenção sempre em dia para evitar desperdícios com vazamentos. Muitas vezes, o desperdício de água está relacionado à qualidade dos equipamentos utilizados. Sistemas de captação de água de chuva também são excelentes formas de uso de água para finalidades não potáveis.

Uma gestão hídrica eficiente promove inúmeras vantagens. A principal é permitir que a água necessária para os processos industriais seja utilizada de forma racional e adequada. Soluções sustentáveis encontradas por meio de uma boa gestão também trazem vantagens financeiras para a companhia. Tudo isso afeta positivamente a imagem da empresa.