Empresa eco friendly: O que é quais são os primeiros passos para implantá-la

Uma empresa eco-friendly, ou empresa amigável ao meio ambiente, é aquela que atua com medidas de produção e infraestrutura que reduzem os impactos socioambientais e preza por uma produção, consumo e modelo de vida sustentável. As empresas eco-friendly seguem o Tripé da Sustentabilidade, que engloba práticas ambientais, sociais e econômicas, que colaboram para o desenvolvimento da companhia e para um mundo melhor.

Seguindo esse tripé, para ser sustentável, uma empresa deve ser financeiramente viável, socialmente justa e ambientalmente responsável. É importante que os recursos naturais e os direitos humanos sejam protegidos, além de ser indispensável que a empresa tenha conhecimento acerca de sua pegada ecológica e aja de acordo com a capacidade ambiental do planeta, diminuindo seus impactos negativos. Adotar boas práticas ambientais, já é um primeiro passo para se tornar uma empresa eco-friendly.

Primeiros passos para se tornar uma empresa eco-friendly

Algumas atitudes são essenciais para tornar uma empresa amigável ao meio ambiente. Como ir além da reciclagem, pensando na reciclabilidade: a transformação a partir de um resíduo gerado após o consumo e coletado em domicílios ou instalações comerciais.

O tratamento dado aos resíduos produzidos pela empresa também é essencial. Como, por exemplo, o tratamento intermediário do lixo, que diminui a periculosidade do resíduo e torna possível a reutilização ou reciclagem.

Selecionar materiais sustentáveis, ecológicos, de fontes de energia renováveis e que possam ser reaproveitados de outras formas no processo da empresa. Aumentar a matriz energética limpa e diminuir as emissões de gases do efeito estufa. Mais do que buscar o lucro, uma empresa deve se preocupar em trazer melhorias para a sociedade, contribuindo com propostas mais sustentáveis.