Economia Circular: Conheça as 7 etapas –  Juntos podemos ter um mundo mais sustentável

A economia circular promove a sustentabilidade e valoriza materiais que podem ser vistos como inúteis, com o objetivo de reduzir o desperdício, melhorar a utilização dos recursos e minimizar o impacto em nosso meio ambiente. Conheça as etapas que compõem esta economia muito benéfica para nosso planeta Terra.

Como a Economia Circular funciona?
Em busca da melhora na qualidade de vida da população e aumento da economia e sustentabilidade, este termo engloba uma série de etapas que consistem em utilizar o máximo possível de uma matéria-prima, isto é, até seu total desgaste, sem chances de reutilização ou reciclagem.

Quais são as etapas da Economia Circular?
De mãos dadas com o termo ESG, a economia circular possui sete etapas que equilibram objetivos sustentáveis e corporativos, pois para as empresas, os custos de matéria-prima se elevam com um menor número de recursos naturais disponíveis.

As etapas são:

  1. Extrair: Retirada do meio ambiente;
  2. Processar: Recurso natural se torna matéria prima;
  3. Transformar: Na indústria, se torna consumível;
  4. Consumir: Utilização da matéria prima em curto, médio ou longo prazo;
  5. Reparar: Revitalização da matéria prima para ser usada novamente;
  6. Reutilizar;
  7. Reciclar ou descartar da maneira correta.

Por outro lado, também temos a economia linear, com procedimentos e objetivos diferentes da economia circular. Entenda.

Economia Circular x Economia Linear: Quais as diferenças?
Diferente da circular, a economia linear não é contínua, ou seja, ela não possui a característica de reutilizar a matéria-prima várias vezes. Seu procedimento consiste em extrair, processar, transformar, consumir e descartar, sem chances de utilizar novamente.

Com o descarte da matéria-prima sendo considerada como um lixo inutilizável, mesmo que ainda possa ser utilizada por muitas pessoas ou empresas, a economia linear nos dias atuais é considerada uma grande vilã ao meio ambiente e principal causa para os problemas ambientais que enfrentamos nos dias atuais.