Perspectiva Global do mercado de energia renovável em 2023

O mercado de energia renovável tem crescido mais rápido em todo o mundo nos últimos anos. À medida que a demanda por energia limpa e sustentável continua a aumentar, as empresas do setor de energia renovável estão se expandindo rapidamente para atender a essa demanda crescente. Com isso em mente, vamos dar uma olhada na perspectiva global do mercado de energia renovável em 2023.

De acordo com um relatório recente da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), a capacidade global de energia renovável aumentou em 10,3% em 2021, para cerca de 2.799 GW. A IRENA também prevê que a capacidade de energia renovável aumentará em cerca de 50% nos próximos cinco anos, impulsionada pela crescente demanda por energia limpa e pela diminuição dos custos de tecnologias renováveis.

Um fator que impulsionará o crescimento do mercado de energia renovável é o crescente interesse em energia solar e eólica em todo o mundo. A energia solar é atualmente a fonte de energia renovável de mais rápido crescimento no mundo, com a capacidade instalada aumentando em 22% em 2021. A energia eólica também continua a crescer em popularidade, com a capacidade instalada aumentando em 10,4% em 2021. A IRENA prevê que a capacidade global de energia solar aumentará em mais de 60% nos próximos cinco anos, enquanto a capacidade de energia eólica aumentará em cerca de 30%.

Outro fator que impulsionará o crescimento do mercado de energia renovável é a crescente demanda por baterias de armazenamento de energia. À medida que a energia solar e eólica se tornam mais prevalentes, a necessidade de armazenar a energia gerada durante os períodos de alta produção para uso durante os períodos de baixa produção se torna cada vez mais importante. As baterias de armazenamento de energia desempenham um papel crítico nesse processo, permitindo que a energia renovável seja armazenada e utilizada conforme necessário. A IRENA prevê que a capacidade global de armazenamento de energia aumentará mais de 20 vezes nos próximos cinco anos.

Além disso, a crescente preocupação com a mudança climática e as emissões de gases de efeito estufa está impulsionando a demanda por energia limpa em todo o mundo. Muitos governos estão implementando políticas e incentivos para apoiar o desenvolvimento e o uso de fontes de energia renovável. Isso inclui a implementação de metas de energia renovável para 2030 e além, bem como a implementação de políticas de incentivo financeiro para apoiar a instalação de painéis solares e turbinas eólicas em residências e empresas.

Referências:

IRENA. Renewable capacity highlights 2021. International Renewable Energy Agency, 2021. Disponível em: https://www.irena.org/publications/2021/Mar/Renewable-Capacity-Statistics-2021. Acesso em: 28 fev. 2023.

IRENA. Renewables 2022 Global Status Report. International Renewable Energy Agency, 2022. Disponível em: https://www.irena.org/publications/2022/Jun/Renewables-2022-Global-Status-Report. Acesso em: 28 fev. 2023.

IEA. Global Energy Review 2022: Analysis and key findings. International Energy Agency, 2022. Disponível em: https://www.iea.org/reports/global-energy-review-2022. Acesso em: 28 fev. 2023.

MCKINSEY & COMPANY. Renewables, storage, and electric vehicles: Growth trends and opportunities. McKinsey & Company, 2021. Disponível em: https://www.mckinsey.com/business-functions/sustainability/our-insights/renewables-storage-and-electric-vehicles-growth-trends-and-opportunities. Acesso em: 28 fev. 2023.