Energia Eólica OnShore e OffShore no Brasil

No Brasil, a Energia Eólica surge para diversificar as fontes energéticas do país, que é primeiramente hidrelétrica, com a intenção de evitar crises no setor elétrico e gerar menos impactos ambientais. Com o mesmo objetivo, em 2002, o governo criou o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica, que deu início à expansão da Energia Eólica (e outras, como a Solar e Geotérmica), no país.

Você sabia que as turbinas podem ser instaladas no mar, além de em terra? Isso mesmo, essa é a diferença entre Energia Eólica OnShore e OffShore. 

A forma OffShore, no mar, é mais utilizada na Europa e na Ásia, mas já está surgindo no Brasil, que pode ter grande benefício com a diversificação da sua matriz energética. Além disso, esta forma pode gerar o dobro de energia: em terra, a capacidade máxima das turbinas chega a 5,6 megawatts. Já em mar, estima-se que consegue chegar a 15 megawatts.

Os aerogeradores OnShore evoluíram muito nas últimas duas décadas, o que permitiu aumentar o seu desempenho. Os diferentes modelos permitem adaptação às condições de cada localização e o melhor aproveitamento dos ventos. A região do Brasil com maior potencial para geração de Energia Eólica é o Nordeste, capaz de abastecer grande parcela do país sozinho. Por isso, a maior parte das usinas onShore estão localizadas lá, batendo seus recordes, ano após ano. Com os ótimos ventos, as turbinas chegam a 60% da capacidade. Já na offShore, estima-se que chegariam a 80%.

Na costa brasileira, existem regiões sensíveis à instalação de turbinas: rotas marítimas e licenças do Ibama podem atrapalhar o potencial que a Energia Eólica pode gerar. Essas áreas precisam ser mapeadas para a preservação da fauna e da flora da costa. Por isso nem todo o potencial brasileiro pode ser aproveitado, mas ainda sim o Brasil tem uma ótima condição para a instalação de parques eólicos. Além disso, a formação de uma rede de fornecedores que têm uma garantia da demanda e novas tecnologias estão barateando, aos poucos, o custo da instalação da Eólica OffShore.

Durante a pandemia, o Brasil passou por uma grave crise hídrica que foi provocada pelo baixo nível de chuvas e pela dependência de usinas hidrelétricas. Daí a importância de diversificar a matriz energética do país, assim não dependemos de uma única fonte.

E aí, já conhecia o potencial da Energia Eólica no Brasil? Muito legal, né?

Referências:
https://bityli.com/EsEHAtgzC
https://bityli.com/BTyLEMRhn
https://bityli.com/CgYRRWafm
https://bityli.com/cylHXMJDE