Vantagens e desvantagens do mercado livre de energia

O mercado livre de energia é um ambiente de negócios em que compradores e fornecedores podem negociar energia de forma livre e voluntária. O consumidor pode escolher o tipo e a quantidade de energia comprados e negociar o preço diretamente com o vendedor. 

Vantagens

Sabendo aproveitar as boas ofertas e os bons momentos do mercado, o consumidor poderá economizar na hora da compra. Diferentemente do mercado regulado, o mercado livre permite negociação e o consumidor livre não arca com valores extras de bandeiras tarifárias. Então pode haver uma diminuição média na tarifa de até 30%

Ao firmar o contrato, o comprador saberá o quanto pagará até o fim do acordo. O preço da energia não mudará independentemente das oscilações de mercado que podem ocorrer com o tempo. O tempo de contrato também é uma escolha a ser feita durante a negociação, não existe tempo mínimo ou máximo de duração e uma empresa pode fechar vários contratos de energia ao mesmo se preferir. 

Se em algum mês existir sobra de energia o consumidor poderá vender a parte excedente. Essa é uma possibilidade atrativa, principalmente em épocas de aumento da fatura. 

Desvantagens 

Apesar da possibilidade de negociação, o comprador fica mais exposto às variações de preço do mercado. É preciso estar sempre atento às mudanças de preço para buscar os melhores negócios. 

No sistema tradicional, os consumidores irão pagar pela energia que usaram. No mercado livre os consumidores precisam comprar a energia que irão usar, dessa forma prevendo qual será o consumo mensal. Já estabelecemos que é possível vender a quantidade excedente, mas é preciso evitar a falta, fazendo cálculos exatos.