Seca agrava crise hídrica no Paraná

A crise hídrica que atinge o Paraná há mais de 1 ano voltou a se agravar. O mês de abril foi o mais seco já registrado em Curitiba e outras sete cidades desde o início da série histórica, em 1998.

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) analisou 13 municípios paranaenses e apenas Guaratuba teve chuva foi superior à média. A precipitação total nas 13 cidades foi de 369 milímetros, o que representa apenas 25,7% da média histórica de 1.434,1 mm esperada no acumulado para as mesmas áreas. 

Dentre os locais pesquisados, Londrina foi a cidade mais seca com apenas 0,6 mm de chuva, contra uma expectativa de 85,1 mm. A capital do Paraná registrou cerca de 10% do esperado, mesma média registrada no ano 2000, até então o ano mais seco. 

2021 já registrou o mês de maio mais seco em 24 anos em Curitiba e a precipitação deve continuar baixa. O período entre outono e inverno costuma ser mais seco que o habitual, a tendência deve continuar em 2021. 

Segundo o Simepar, as frentes frias, responsáveis por grandes volumes de água, não conseguiram ingressar com força suficiente no estado. A expectativa é que o volume de chuvas continue abaixo do esperado. 

O rodízio de água se mantém e a recomendação é: economia.