Benefícios do uso de um sistema de gestão das faturas de energia

1804

Para as empresas, um grande desafio  é garantir uma boa gestão das faturas de energia, que possa contribuir para o controle direto sobre os custos.

Os aspectos que podem influenciar nessa gestão das faturas de energia são inúmeros.

É muito importante que um controle rigoroso que permita validar os consumos registrados assim como a aplicação das regras dos contratos.

Quanto mais complexo o contrato do insumo, mais crítico é o controle. Com esses obtidos é possível realizar análises mais críticas, tomar decisões mais assertivas e alcançar níveis mais elevados de eficiência energética.

Descubra quais são as vantagens que um bom sistema de gestão de faturas pode levar à sua empresa: 

A propagação das informações 

Ao falar sobre Indústria 4.0, a disseminação de informações e a acessibilidade delas estão sempre atreladas. Os dados devem ser compartilhados para o maior número de profissionais, fazendo com que a chance de se tornarem mais independentes e realizar suas próprias análises aumente.

Adequação das normas

A ISO 50.001 é a norma de verificação e certificação que detecta as empresas que atingem alguns dos requisitos mínimos estabelecidos de governança de processos e tarefas relacionados à disciplina de gestão de energia e utilidades.

A norma exige o uso de dados para uma melhor compressão e tomada de decisões sobre o consumo energético, além de aprimorar a gestão de energia. Automatização do trabalho mecânico como digitação de faturas, conferências e auditorias para que as pessoas possam direcionar seu esforço em tarefas como análise, investigação, comparação, previsão e, enfim, a gerência de fato.

Monitoramento dos cálculos

Um dos maiores desafios enfrentados pelas grandes empresas é como lidar com as diversas classes de tarifas impostas, no consumo, demanda, multas, subvenção etc. Sendo assim, é fundamental o uso de recursos suficientes para analisar os cálculos das concessionárias de energia e verificar se as regras foram aplicadas corretamente.

A comparação do valor medido com o valor faturado pode ser uma forma de medição. Com o auxílio de um sistema, torna-se possível automatizar essa análise e descobrir de forma mais rápida se existem ou não diferenças entre o valor total calculado pelo sistema e o valor calculado pela concessionária, por exemplo.

Todos esses fatores influenciam diretamente na redução de custos. Com uma rotina automatizada seus colaboradores podem focar suas energias em outras tarefas.

A Vetorlog Inteligência em Medições fornece sistemas de medição de energia elétrica e utilidades. Entre em contato conosco!

Comercial: 41 99262-7062⠀

Operações: 41 99155-8108⠀

Financeiro: 41 98819-5894 ⠀