Governo decide manter o horário de verão neste ano

Data: 29/09/2017 - 10:19

horário_de_verãoO governo federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, confirmou que o horário de verão para o ano de 2017 será mantido. A decisão foi divulgada na manhã desta segunda-feira (25). Com a decisão, os relógios deverão ser adiantados em uma hora no dia 15 de outubro nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Há algumas semanas, o governo cogitou a possibilidade de acabar com o horário de verão após avaliar um estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que aponta algumas mudanças no perfil de consumo de energia elétrica nos últimos anos que trouxe poucos resultados de economia e redução da demanda de energia elétrica.

As pesquisas apontam para o fato de que a adoção da hora adiantada não resulta mais em economia de energia, uma vez que a temperatura é quem determina o maior consumo de energia e não a incidência da luz durante o dia. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), atualmente os picos de consumo ocorrem no horário entre 14h e 15h, e não mais entre 17h e 20h.

A decisão de manter o horário de verão só está confirmada para 2017. O governo pretende criar uma enquete sobre o tema. Apesar de não fazer mais diferença na economia de energia, conforme explicou o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, uma parte da sociedade gosta da sensação de ter uma hora a mais no dia e poderá manifestar isso na enquete.

Além disso, o governo pode levar em consideração o maior movimento do comércio durante o horário de verão. Com dias mais claros, as pessoas ficam mais na rua e consomem mais.

Fonte: Paraná Portal