Como é gerada a energia elétrica?

Existem várias fontes de energia que podem gerar energia para o nosso consumo. Entre eles, podemos citar água, lenha, carvão, óleo, ar e luz solar. Dessa forma, a usina tem a função de converter a energia desses elementos em energia elétrica, que varia com cada fonte.

Nas hidrelétricas, por exemplo, a energia da água do rio é usada no processo de geração de eletricidade. A fábrica é construída no rio, portanto, quanto maior o fluxo, mais eficiente é a fábrica. Após a conclusão do complexo, é formado um lago que, juntamente com barragens, usinas, subestações elevadas e linhas de transmissão, formam a estrutura de uma usina hidrelétrica.

Na barragem, existe uma saída para as plantas, que é uma pequena abertura pela qual o excesso de água do reservatório deve ser descarregado durante as chuvas. Para gerar energia, a água sai do reservatório e é conduzida sob alta pressão para as tubulações da turbina e do gerador localizado na usina.

A pressão da água faz com que as lâminas se movam, criando um campo magnético que gera eletricidade. Logo depois, para que a energia chegue às cidades, indústrias e áreas rurais, a tensão deve ser aumentada. Para tanto, é utilizado o transformador elevatório da subestação.

A energia elétrica é transportada, então, por meio de linhas de transmissão. Contudo, para chegar até as residências, a tensão é rebaixada novamente nas subestações localizadas na cidade e chega até as residências por meio de redes de distribuições locais, com postes, cabos e transformadores.

Após todo o processo percorrido, é chegada a hora da distribuição. Sendo assim, ela ocorre por meio das próprias tomadas da sua casa e pode ser utilizada assim que é gerada, funcionando em equipamentos eletrônicos e interruptores.